terça-feira, 20 de maio de 2014

Planejamento dos estudos


Estudar de forma inteligente pressupõe planejamento, organização e disciplina. Trago hoje para vocês aspectos que acho importante analisar quando temos que planejar nossos estudos.


1 – Devemos analisar quanto tempo vamos dedicar a esta tarefa. Aqui, é necessário conhecer a própria rotina e ser realista para não estipular metas inatingíveis. Estabelecer um horário de estudo que não temos certeza se conseguiremos cumprir pode prejudicar o andamento do projeto. Não cumprir os horários estabelecidos vai bagunçar tudo o que já está programado, além de desmotivar e criar uma sensação de fracasso. Então, inicie selecionando os horários que você dispõe para o estudo, levando em conta todas as outras atividades que você tem em sua rotina.

2 - Em segundo lugar, devemos observar as matérias que serão estudadas e a importância de cada uma delas na prova. As mais importantes (mais cobradas) merecem mais tempo de estudo. Devem ser consideradas importantes as questões que tomam a maior parte da prova e aquelas referentes à ênfase que você escolherá para a 2ª Fase. É importante iniciar, desde já, os estudos para a 2ª fase (não esqueça que metade da nota da 2ª fase é composta por 4 questões discursivas).

Analisei a última prova e separei as matérias da seguinte forma, pois minha ênfase será em Penal:

Muito Importantes:
Ética e Legislação Profissional – 10
Direito Constitucional – 7
Direito Civil – 7
Direito Penal – 6
Processo Penal – 5

Importantes:
Direito Administrativo – 6
Processo Civil – 6
Direito do Trabalho – 6
Direito Empresarial – 5
Processo do Trabalho – 5
Direito Tributário – 4

Pouco Importantes:
Direitos Humanos – 3
Estatuto da Criança e do Adolescente – 2
Direito do Consumidor – 2
Direito Ambiental – 2
Direito Internacional – 2
Filosofia do Direito – 2

Essa separação não significa que não estudarei as matérias menos importantes. Significa apenas que dedicarei menos tempo a elas, tendo em vista o maior peso das outras.

3 – Feito este levantamento, basta apenas distribuir o conteúdo entre os horários disponíveis. Mas como estudar? Finalizar uma matéria por vez ou estudar tudo junto, alternando conteúdos? Eu fiquei com a segunda opção, pois será assim que estudava quando fiz vestibular. Além disso, o Prof. Rogério Neiva diz que: “(...) ao alternar as matérias, em tese, o candidato tende a estar proporcionando uma pluralidade maior de estímulos ao seu cérebro, o que contribui com uma noção construída pela neurociência, denominada plasticidade, correspondendo à ampliação das capacidades cognitivas do candidato ao concurso público. O cérebro funciona sob uma lógica de que quanto mais estímulos recebe, mais tem a capacidade de dar respostas e armazenar informações.” (fonte: Blog do Professor Rogério Neiva).

4 – Além de separar horários para o estudo dos conteúdos em si, é importante reservar um momento para fazer questões de exames anteriores. A resolução de exercícios é excelente para consolidar o conhecimento. Temos 10 semanas até o Exame, então resolverei uma prova por semana, para testar meus conhecimentos e ajudar na revisão de alguns conteúdos. As provas estão disponíveis em OAB FGV

5 – Agora é a hora de escrever seu planejamento. Existem vários exemplos de tabela de horários disponíveis na internet. Esta aqui, do Prof. Maurício Gieseler, é muito boa: Tabela de Horários.

Também existem várias ferramentas online para ajudar nesta tarefa. O Tuctor, por exemplo, leva em conta muitas variáveis na hora de planejar os estudos, mas eu achei ele um pouco complicado de mexer e ele é gratuito somente nos primeiros 30 dias. Acesse o Tuctor clicando aqui.

Para me ajudar nesta tarefa, escolhi o calendário do ExamTime. Ele é muito fácil de mexer, estou gostando bastante. O site é este aqui.

Com a ajuda dele, meu planejamento para esta semana ficou assim:

                                          Imagem: Planejamento de estudos

Com esse planejamento, meu estudos ficarão divididos de modo que eu poderei dar mais atenção às disciplinas muito importantes. Veja só o gráfico com a divisão de tempo dedicado às três categorias de matérias:

                                Imagem: gráfico com a divisão de tempo

Estou lendo o livro “A Formação do Hábito de Estudo” do Prof. Fábio Ribeiro Mendes, no qual ele ensina a montagem desse tipo de tabela e métodos eficientes de estudo. Como ainda não consegui terminar de ler ele, vou ir usando essa tabelinha do ExamTime... Prometo mostrar para vocês a metodologia do Prof. Fábio quando finalizar a leitura.

Organize seus estudos, pois o estabelecimento de metas a serem atingidas ajuda muito na evolução do estudo. Claro que, além do planejamento dos estudos, é necessário escolher uma boa metodologia para que o tempo dedicado renda o máximo possível. Mas isso é assunto para outro post...
Bons estudos!




Unknown Web Developer

Morbi aliquam fringilla nisl. Pellentesque eleifend condimentum tellus, vel vulputate tortor malesuada sit amet. Aliquam vel vestibulum metus. Aenean ut mi aucto.

3 comentários:

  1. Oi Caroline,tudo bem?

    Gostei do seu blog e eu também tenho uma conta do ExamTime.
    Se quiser me seguir lá para trocarmos materiais e experiências de estudo, o meu nome de usuário é noangel07. Bjo.

    Flavia Romão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Te adicionei lá! Eu não sei ainda como usar essas ferramentas de compartilhamento no ExamTime (uso mesmo pra fazer meus horários), mas vamos tentar ;) Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Caroline, te vejo lá! Bjo.

      Flavia Romão

      Excluir